quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Elessar



A Elessar era uma gema verde (um verde como os raios de Sol que passam pelas folhas primaveris) incrustada num broche prateado, em forma de águia com as asas abertas. A jóia tinha propriedades / características, olhando através dela para uma coisa ou pessoa envelhecida e/ou ferida, o seu portador via essa mesma coisa ou pessoa no auge da sua beleza e juventude.

As mãos do seu portador eram também capazes de curar ferimentos. Existem várias versões quanto á origem da Elessar. Uma é que foi feita por Enerdhil, joalheiro de Gondolin, considerado o maior na sua arte a seguir a Fëanor.
Enerdhil amava todas as coisas verdes que cresciam e adorava ver a luz do sol através das folhas. Deu essa gema a Idril, filha do Rei Turgon e ela usou-a
ao peito; e assim foi salva do incêndio de Gondolin. E quando Idril partiu à vela com Tuor, deixou a Elessar com o seu filho.
Eärendil, para que pudesse sarar algumas feridas na Terra Média, infligidas por Morgoth; e na verdade, enquanto viveu no Porto de Sirion, Eärendil sarou algumas feridas e todas as coisas foram durante algum tempo, verdes e belas. Mas quando Eärendil iniciou as suas grandes viagens por mar usava a Elessar ao peito, pois no meio de tudo o que procurava nunca o abandonara o pensamento de que talvez pudesse reencontrar Idril.
E foi assim que a Elessar desapareceu, pois Eärendil não regressou mais à Terra Média. Mas mais tarde apareceu de novo uma Elessar na Terra Média.
Uma das versões da história diz que foi Olórin (que na Terra M édia foi conhecido por Mithrandir ou Gandalf) a trouxera consigo do Ocidente, pela gra ça dos Valar. E quando Olórin foi ter com Galadriel, que vivia sob as árvores da Floresta Verde, a Grande, tiveram uma longa conversa juntos.
Pois Galadriel ansiava por notícias da sua família e da terra abençoada do seu nascimento, mas, apesar disso, não estava disposta a abandonar a Terra Média.
E depois de Olórin lhe dar muitas notícias, ela suspirou e disse: "peno na Terra Média, porque as folhas caem e as flores fenecem; o meu coração anela, lembrando árvores e erva que não morrem. Gostaria de tê-las na minha terra."
E Olórin perguntou-lhe: "Gostarias então de ter a Elessar?" E Galadriel indagou: "Onde está agora a pedra de Eärendil?
E Enerdhil, que a fez, partiu". "Quem sabe?" respondeu Olórin.
"Certamente - disse Galadriel - atravessaram o mar, como todas as outras coisas belas. Terá
então a Terra Média de fenecer e perecer para sempre?" "Esse é o seu destino" disse Olórin. "No entanto, por breve tempo, isso poderia ser emendado, se a Elessar regressasse. Por breve tempo, até chegarem os dias dos Homens." "Se... e contudo, como poderia isso ser?" disse
Galadriel. "Pois certamente os Valar estão agora afastados e a Terra Média está longe do seu pensamento, e todos quantos se mantêm nela encontram-se sob uma sombra."
"Não é assim" afirmou Olórin. "Os olhos deles não estão obscurecidos nem os seus corações endurecidos. Como prova, olhai para isto!" E colocou diante dela a Elessar, e ela olhou-a e maravilhou-se. E Olórin disse: "Isto vos trouxe de Yavanna. Usai-a como quiserdes e durante algum tempo fareis da terra da vossa residência o lugar mais belo da Terra Média.
Mas não é para a possuirdes. Entregá-la-eis quando o momento chegar, pois, antes de vos cansardes e finalmente abandonardes a Terra Média, alguém vir á que dever á recebê-la, e o seu nome ser á o da pedra: Elessar ser á chamado". Outra vers ão conta que foi Celebrimbor, chefe dos joalheiros élficos, que fez uma nova Elessar na 2 ª Era para Galadriel, pois ela sofria com o
desaparecimento de todas as coisas belas que amava e porque a terra da sua residência estava cheia de mágoa que nenhuma Primavera podia sarar. Disse-o a Celebrimbor, que lhe perguntou: "De que outro modo poder á ser para os Eldar, se eles permanecem na Terra Média?
Quereis então atravessar o mar?" "Não - respondeu ela - Angrod partiu, Aegnor partiu e Felagund j á n ão existe. Dos filhos de Finafrin sou a última. Mas o meu
cora ç ão ainda é orgulhoso. Que mal fez a Casa Dourada de Finafrin para que eu tenha de pedir o perdão dos Valar ou contentar-me com uma ilha no mar, eu cuja terra nativa foi Aman, a
Abençoada? Aqui sou mais poderosa."
"Que quereis ent ão?" perguntou Celebrimbor.
"Gostaria de ter à minha volta árvores e erva que n ão morressem... aqui, na terra que é minha - respondeu ela - que aconteceu à arte dos Eldar? E Celebrimbor disse: "Onde está agora a pedra de Eärendil? E Enerdhil, que a fez, partiu".
"Atravessaram o mar - disse Galadriel - como quase todas as coisas belas. Mas terá a Terra
Média de fenecer e perecer para sempre?"

" É esse o seu destino, creio - respondeu Celebrimbor - Mas sabeis que vos amo (embora vos tenhais voltado para Celeborn das
árvores) e, por esse amor farei o que puder, se acaso, pela minha arte, o vosso sofrimento puder ser diminuído". Mas não disse a Galadriel que ele próprio tinha sido de Gondolin e um amigo de Enerdhil, embora em muitas coisas o amigo o suplantasse.
E assim fez para Galadriel a maior das suas obras - exceptuando apenas os três aneis. Essa jóia era mais s úbtil e clara do que a de Enerdhill e a sua luz tinha menos poder, pois a de Enerdhill era iluminada pelo Sol ainda na sua juventude e a de Celebrimbor, quando foi feita, já o Sol tinha "enegrecido" com a sombra de Morgoth. Apesar disso, a Elessar de Celebrimbor era radiosa e,
através do seu poder, todas as coisas se tornaram belas à volta de Galadriel. Não estava sob o domínio do Um, pois foi feita antes de Sauron se erguer de novo.
Outra versão da história conta que a Elessar foi feita em Gondolin por Celebrimbor, e assim passou para Idril e para E ärendil.
Mas essa desapareceu. Celebrimbor fez então uma segunda Elessar em Eregion, a pedido de Galadriel, que ele amava. Nesta versão Enerdhil nunca existiu, aliás, o seu nome não aparece em nenhum outro escrito. E ainda há outra versão que nos diz que apenas existiu uma Elessar, feita por Celebrimbor para Galadriel.
Mas quando recebeu Nenya, o Anel Branco, Galadriel deu a Elessar a sua filha Celebrían, que por sua vez a deu a sua filha Arwen.
Arwen pediu a Galadriel que a oferecesse a Aragorn, o que ela fez à despedida da Irmandade em Lórien, com as seguintes palavras:

"Dei esta pedra a minha filha, Celebrían, e ela à sua; e agora passa para as suas mãos, como penhor de esperança. Nesta hora assuma o nome que lhe foi destinado, Elessar, o Pedra Elfa da Casa de Elendil!" Aragorn recebe a Elessar das mãos de Galadriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário