segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gondor




Gondor é um reino fictício criado por J.R.R. Tolkien. Situa-se a sul da Terra-Média e é onde moram os homens que descendem dos numenorianos. Sua capital é Minas Tirith, a árvore branca de Gondor.


Após o rei de Númenor, Ar-Pharazôn, sob a influência de Sauron, reunir uma gigantesca armada e navegar até as Terras do Oeste para enfrentar os Valar, Ilúvatar causou a submersão de Númenor através de uma onda gigantesca. Mas Elendil, senhor de Andúnië e descendente de Ëarendil e Elwing e portanto herdeiro do trono, embora por sucessão indireta, escapou do desastre com seus filhos Isildur e Anárion. Chegando na Terra Média fundou o reino de Gondor, ao sul, governado por seus dois filhos, e o reino de Arnor, ao norte, governado por ele próprio.

O reino do sul possuía três cidades principais: Minas Tirith (a Torre da Lua) a leste do Anduin e Minas Anor (a Torre do Sol) a oeste do Anduin.

A terceira cidade, foi a primeira capital de Gondor, chamada Osgiliath, a Fortaleza das Estrelas, a cidade construída em ambas as margens do rio Anduin. Onde, acima do rio, foi eregida uma construção magnífica que compreendia entre outras coisas uma ponte interligando ambas as margens e a sala do trono, onde os tronos de Isildur e Anárion ficavam lado a lado. Mais tarde, após a Contenda das Famílias, a diminuição do poder de Gondor a leste do Anduin levou à queda de Minas Ithil sob o poder dos Nazgûls. Desde então esta passou a se chamar Minas Morgul (Torre da Bruxaria) e Osgiliath foi tomada e reduzida à ruínas.

Desde então a capital do reino de Gondor passou a ser a antiga cidade de Minas Anor, que passara a chamar-se Minas Tirith (Torre da Guarda).

Gondor foi governada durante muito tempo pelos descendentes de Anárion, até que o rei Eärnur foi morto pelo Rei bruxo de Angmar sem deixar descendentes. A partir daí, Gondor foi governada pelos regentes do reino até o regresso do rei, o que só ocorreu com a chegada de Elessar no fim da Terceira Era.


Nos Primordios

Antes da queda de Númenor, Gondor era o lar de muitos colonizadores Númenoreanos, que ou misturaram sange com os homens que ali viviam, se fossem amigáveis, ou os dispersaram em Andrast e outras terras próximas. Gondor, numa latitude comparável a Veneza, era uma região mais temperada que Arnor no norte. Alguns especulam que a região que se tornaria Gondor já teria uma população maior que Eriador antes dos navios dos filhos de Elendil chegarem. Na época da queda de Númenor, havia uma cidade bem-estabelescida, Pelargir, situada junto ao rio Anduin perto da costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário