quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sauron "O Astuto"



Nessa época os númenoreanos estavam insatisfeitos com sua nova terra e suas limitadas viagens pelos mares liberados pelos Valar e invejavam a imortalidade dos elfos em Aman, e como Sauron era astuto, e em pouco tempo tornou-se conselheiro do rei, conseguiu com isso que Númenor declarasse guerra contra os Valar, pois assim "teriam" suas imortalidades. A minoria tentou evitar (os Fiéis, depois chamados de Dúnedain), mas a maioria já estava envenenada por Sauron (e por sua própria vontade). Então o rei enviou uma poderosa frota para invadir Valinor e conquistar Aman (As Terras Imortais), pois lá ninguém morria. Os Valar, que haviam proibido os númenoreanos de ir ao lado oeste (Aman), só os permitindo ir a leste (Terra-Média), como pagamento por aquele ato, invocaram Ilúvatar, que afundou não só a frota, mas toda a ilha de Númenor, assim como modificou o formato da Terra-média. Uma fenda enorme foi aberta sob o mar, entre Númenor e Aman. Houve grande tormenta em Arda. Sauron, enquanto ria do povo númenoriano no topo de Meneltarma, afogou-se na queda de Númenor, e seu corpo morreu. Assim, ele voltou em espírito sinistro para Mordor, e lá ficou escondido.

Mas eis que nem todos os númenorianos morreram. Elendil, o Alto, e parte do povo, juntamente com seus filhos Isildur e Anárion, que eram chamados de "amigos-dos-elfos", ou Fiéis, escaparam e foram para a Terra-média. Lá fundaram o reino de Gondor e Arnor, e estabeleceram um curto reinado de paz, onde Sauron começou a atacar, pois descobriu que um dos novos reinos dos numenoreanos Fiéis (Gondor) ficava em suas fronteiras, achando aquilo uma ousadia grande. Construiu Barad-dûr e fez exércitos enormes de orcs. Houve várias guerras onde Sauron dizimou muitos elfos e homens.

Quando os elfos já não suportavam mais, uniram-se aos homens e a alguns anões formaram a Última Aliança, na qual todos os exércitos disponíveis marchariam contra Mordor e destruiriam por vez Sauron. Assim o fizeram, e estavam vencendo. Mas depois de sete anos sitiando a Torre de Sauron, o exército estava cansado e morrendo de fome naquela terra infértil. Então o próprio Sauron se apresentou e lutou contra Gil-galad e Elendil. Jogou Elendil, que caiu com tanto impacto sobre sua espada Narsil, que a quebrou; Gil-Galad então perfurou Sauron com sua Aeglos, mas Sauron caiu por cima de Gil-Galad e o matou. Assim Isildur pegou o toco da Narsil e arrancou o Anel Governante do dedo de Sauron. Ele enfraqueceu-se e fugiu para Dol Guldur, ao sul da Floresta das Trevas por três milênios, não mais atormenando. Como havia prometido há muito tempo, Isildur destrói então pedra por pedra Barad-dûr. Gondor então construiu torres de vigia em Mordor no caso de um remoto retorno de Sauron

Enquanto Sauron desaparecera, o Anel passou a Isildur, que se recusou a destruí-lo, alegando herança de seu reino. Deixou o reino de Gondor para os herdeiros de seu irmão Anárion, pois ele ficaria com Arnor ao norte. Mas quando retornava, foi emboscado por orcs. Pôs o Anel, ficando invisível, e quando tentava atravessar o Anduin, o Anel o traiu, saindo de seu dedo e fazendo-o ser visto. Foi então morto.

Muito tempo depois, um pescador ribeirinho chamado Déagol pescava com seu primo Sméagol, então caiu na água e encontrou o Anel. Sméagol cobiçou o Anel e matou Déagol enforcado. Então Bilbo, numa aventura com os anões, se perdeu, indo parar na caverna de Sméagol (Gollum). Assim encontra o Anel e o guarda. Após vários infortúnios, Bilbo conseguiu escapar da perseguição de Gollum, até que o Anel foi parar no Condado, chegando às mãos de Frodo. Alguns anos antes, a vigilância das torres plantadas em Mordor perdeu sua eficácia. Então Sauron retorna a Mordor, domina o Portão Negro e as torres, reconstrói Barad-dûr, recruta os Nazgûl, e a Montanha da Perdição torna e explodir em chamas. Sauron recomeça a atacar a Terra-Média, agora com o objetivo de simplesmente dominá-la.

Na Guerra do Anel, onde descreve-se este final da Terceira Era, Frodo, no Conselho de Elrond, em Valfenda (Rivendell), é designado a levar O Um até a Montanha da Perdição, em Mordor, para lá jogá-lo e acabar definitivamente com o poder de Sauron. Pois somente lá, onde o Anel foi feito, poderia ser destruído. Mas Gollum, quando luta com Frodo no túnel que leva ao centro de Orodruim (a Montanha da Perdição), sem querer cai na lava e o anel se desfaz. Assim, Sauron perdeu todo o seu poder e fugiu definitivamente para nunca mais voltar, dando início à Quarta Era, a Era dos homens.

Como podemos ver, o fim de Sauron foi diferente daquele que Melkor, seu mestre, recebeu, pois este foi acorrentado e nunca mais poderá ser livre (até o juízo final, quando diz-se que ele voltará e confrontará os outros Valar e destruirá a Arda). Já Sauron fora destruído ao final da Terceira Era, e não tinha poder para construir um novo corpo.

veja : (
maiar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário