terça-feira, 12 de maio de 2009

Pão-de-viagem dos Elfos

Lembas era usada em grandes jornadas. Provia força aos viajantes e também podia ajudar a curar os machucados ou doentes. Um pão era suficente para um dia inteiro de caminhada. Se enrolada em folhas de mallorn e mantida intacta a lembas permaneceria fresca por muitos dias. era crocante, marrom claro por fora e cor creme por dentro. Era bastante saboroso.

Foi originalmente dado aos Elfos por Yavanna. Ela enviou Orome para dar aos Elfos lembas para sua Grande Jornada a Eldamar. Yavanna fez lembas do milho que ela cultivou no campo de Aman e os bolos passavam a energia daquela terra aos que o comiam.

Os Elfos aprenderam a cultivar este milho na Terra-Média. O segredo de fazer lembas foi mantido pelas Elfas chamadas Yavannildi, as criadas de Yavanna. Apenas elas tinham permissão de manusear o milho para transforma-lo em bolo. A mulher mais alta na hierarquia era chamada de massáine ou besain: a Mulher, ou fornecedora de pão.

Raramente dividiam as lembas com mortais, pois isso faria com que eles tivessem consciência de sua mortalidade e desejassem Aman, para onde eles não poderiam ir. Melian demonstrou grande favor a Turin quando deu lembas a Beleg para trazer seu amigo para a selva. Essa foi a primeira vez que Elfos forneceram lembas para o uso do Homem.

Galadriel deu lembas para a Sociedade quando eles saíram de Lothlórien em fevereiro de 3019. As lembas deram energia aos viajantes em sua missão. Aragorn, Legolas e Gimli comeram lembas enquanto corriam 45 léguas em menos de quatro dias perseguindo o Uruk-hai que havia capturado Merry Brandybuck e Pippin Tûk. Merry e Pippin comeram algumas lembas para revitalizarem suas forças quando escaparam perto da Floresta de Fangorn. Aragorn pode discernir o que houve com os Hobbits em parte por causa das migalhas de lembas e folhas de mallorn encontrados nos limites da Floresta.

A caminho de Mordor, Sam racionou cuidadosamente a lembas, mas ele se preocupava que o suprimento acabaria antes da jornada de volta. Frodo ofereceu lembas a Gollum, mas Gollum cuspiu a chamando de “poeiras e cinzas”. Os Orcs nas Torres de Cirith Ungol também não gostavam da aparência e gosto de lembas, então deixaram o suprimento de Frodo quando tiraram suas posses. O que foi oportuno, já que sem lembas Frodo e Sam não teriam conseguido chegar à Montanha da Perdição.

“O lembas tinha uma virtude sem a qual os dois teriam há muito tempo se deitado à espera da morte. Não satisfazia o desejo, e algumas vezes a mente de Sam se enchia com lembranças de comida, e o desejo de um simples pão e carnes. E, apesar disso, aquele pão-de-viagem dos elfos tinha um poder que aumentava à medida que os viajantes confiavam apenas nele, sem misturá-lo a outras comidas. Alimentava a disposição, e dava forças para resistir; e para dominar os tendões e os membros, uma capacidade que ia além da medida dos mortais.”

mais em:

A Sociedade do Anel: “Adeus à Lórien”

As Duas Torres: “Os Cavaleiros de Rohan”, “Os Uruk-hai”, “O Cavaleiro Branco”

O Retorno do Rei: “A Torre de Cirith Ungol”, “A Montanha da Perdição”

O Silmarillion: “De Turin Turambar”

*Lembas é Sindarin. A forma mais antiga era lenn-mbass significando “pão-de-viagem”. A palavra em Quenya é coimas, significando “pão-da-vida”. A palavra massánie é derivada de masta a qual significa “pão” em Quenya. A palavra besain é derivada da palavra bast em Noldorin e também significa “pão”. As Yavannildi eram chamadas Ivonwin em Sindarin porque Ivann em Sindarin significa Yavanna. As duas palavras vêm de yab que significa “fruta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário