sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tuor Eladar



Rían, mãe de Tuor, foge de Dor-lómin quando chegam rumores de Nirnaeth Arnoediad. Fica desnorteada e quase perece, mas a intervenção dos elfos-cinzentos a ajuda a sobreviver. Os elfos-cinzentos possuiam habitação em nas montanhas oeste do Lago Mithrim, e pra lá a levaram, onde ela deu a luz a Tuor.
Filho de Huor, sobrinho de Húrin, primo de Túrin Turambar, Tuor é o pai de Eärendil, foi criado por estes elfos, até partirem, fugindo da guerra. Na fuga, Tuor se perder do grupo, e vive sozinho e escondido em cavernas. Durante algum tempo permanece na área, pois não encontra o caminho secreto utilizado pelos elfos para furgir. Certo dia, ao entonar uma cançã na beira de um lago, esse começa a borbulhar e então aparece a passagem secreta. Na passagem encontra dois elfos, e estes lhe mostram o caminho, e Tuor passa dias na passagem.
Como sempre teve um desejo enorme pelo mar, teve um sonho. Então saiu em busca de Ulmo, que o guiava, passando pelas bordas de Nevrast, e assim chegando a Vinyamar. O propósito de Ulmo era fazê-lo seu mensageiro para ir a Turgon em Gondolin. Assim, ao chegar naquele palácio acha um elmo, uma túnica e uma espada, que anteriormente Ulmo havia pedido que fossem colocados atrás do trono. Diante do rei de Gondolin Ulmo fala através dele e os elfos sentem que é o próprio Vala falando. Lá desposou Idril. Após a Queda de Gondolin, Tuor fugiu com os exilados de diversas terras para a Foz do Sirion, mas sentindo cansaço daquilo tudo, fez Eärrámë e partiu para o oeste com Idril, não se tendo mais notícias sobre ele. Diz-se que tornou-se imortal como os elfos, passando a viver entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário